Taguatinga Norte é um bairro localizado no Distrito Federal, em Brasília, a cerca de 19 km do centro da capital. A cidade foi fundada em 5 de junho de 1958, na Fazenda Taguatinga, que na época pertencia ao município de Luziânia, em Goiás. Em apenas seis meses após a instalação dos primeiros habitantes, já funcionavam no local escolas, hospitais, casas para professoras e estabelecimentos comerciais, tornando-se a primeira cidade-satélite de Brasília.
Em 1970, Taguatinga foi oficialmente reconhecida como cidade pelo governador Hélio Prates da Silveira, por meio do Decreto 571/70. A cidade recebeu esse nome devido à fazenda de mesmo nome, que ficava na região. Inicialmente, o termo “Tauá + Tinga”, do tupi-guarani, foi traduzido erroneamente como “Ave Branca”, o que gerou nomes de instituições e empresas referentes a esse termo. Porém, posteriormente, a tese linguística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga significa “barro branco” em tupi-guarani, ocorrência geológica presente na região, enquanto “Ave Branca” vem de “Uirá-Tiga”.
Cultura em Taguatinga do Norte
Taguatinga Norte tem como destaque o Relógio da Praça Central, um monumento histórico que foi tombado como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal. Com cerca de 15 metros de altura e formato hexagonal, o relógio possui quatro faces e é apoiado em uma estrutura de concreto em forma quadrada. Além disso, o Mercadão Sul é conhecido como o “Berço da Cultura”, onde os pontos de cultura e grupos culturais expressam e preservam suas raízes culturais.
O Centro Cultural do SESI, localizado em Taguatinga Norte, tem como objetivo colocar o acervo da criação cultural ao alcance dos trabalhadores da indústria, e de forma ampla da sociedade, por meio de espetáculos, eventos, cursos, workshops e oficinas nas áreas de teatro, cinema, música, dança, artes plásticas e literatura. Outro ponto de referência é o Cineteatro, o Teatro da Praça, que é fruto de um convênio entre a Administração Regional de Taguatinga e a Fundação Cultural do DF. O Teatro Rola Pedra, por sua vez, oferece uma dinâmica proposta cultural em Taguatinga Norte.
Existem também vários pontos de cultura e grupos culturais concentrados no Mercadão Sul, como o Ponto de Cultura Invenção Brasileira, que trabalha com oficinas e confecções de arte em reciclagem, produção de mamulengos, artesanato, design gráfico e cine clube, e o Ponto de Cultura Cia Artcum, que oferece oficinas de teatro e luthieria voltado para instrumentos de percussão.
Taguatinga Norte é um bairro completo e diversificado, com muitas opções de lazer