Decorados, a experiência para atrair compradores de imóveis

Incorporadoras e proprietários estão investindo em estratégias personalizadas e inovadoras, como o Home Staging, para se destacarem no mercado imobiliário. 

O mercado imobiliário no Brasil está em alta e a competição entre incorporadoras é intensa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Datastore, 29% das famílias brasileiras estão interessadas em comprar imóveis nos próximos 24 meses, sendo que 45% desses interessados desejam realizar a compra nos próximos 12 meses. A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) constatou que as vendas de imóveis de médio e alto padrão tiveram um crescimento de 30% de janeiro a outubro de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para destacarem-se no mercado, algumas incorporadoras estão investindo em estratégias personalizadas e inovadoras, combinando ações de publicidade, parcerias com imobiliárias e agências de comunicação. 

Home Staging como ferramenta de vendas

Segundo a CEO e fundadora da Staging Casa, escola referência em ensino de Home Staging no Brasil, Susana Damy, a diferenciação na apresentação de imóveis não se restringe apenas a empreendimentos novos. Com tantas opções no mercado, imóveis de terceiros também podem se destacar com abordagens diferenciadas, como open houses, fotografias profissionais e, principalmente, com um serviço é que crucial para a aparência visual dos imóveis, o home staging que tem como objetivo valorizar e apresentá-los de forma atrativa e acolhedora para potenciais compradores, tornando a venda mais rápida e eficiente. Além disso, o home staging também destaca o estilo de vida do futuro comprador, proporcionando uma experiência mais real e imersiva.

Home staging é uma técnica que se diferencia da decoração, pois além de apresentar um ambiente agradável, tem o objetivo de valorizar o imóvel e apresentar o estilo de vida que o futuro comprador poderá ter naquele espaço. O home staging leva em conta as características do imóvel, sua localização, entre outros aspectos, para criar uma atmosfera acolhedora e atraente, visando aumentar as chances de venda. Ao contrário da decoração, que pode e é voltada ao estilo de vida e ao conforto do atual proprietário, o home staging é uma técnica voltada ao mercado imobiliário e ao público-alvo que se pretende atrair.

Home Staging não se limita somente a imóveis de terceiros e residenciais, Home Staging é extremamente efetivo em novos empreendimentos e imóveis comerciais.

“Home staging transforma o aspecto visual de imóveis como um truque de mágica, mas a diferença é que o retorno do investimento é real e tangível na forma de um preço de venda desejado e um tempo de venda mais curto.” – Susana Damy

Tendência que veio de fora e começa a ganhar força no mercado brasileiro

A tendência é que as incorporadoras continuem a investir em soluções inovadoras e personalizadas para oferecer uma experiência única aos clientes, além de garantir a qualidade e a satisfação do comprador. Em um mercado tão competitivo, diferenciação e atendimento personalizado são fatores-chave para o sucesso e para a fidelização dos clientes.

“Seguimos as tendências do setor imobiliário e desde 2021 a Tuim oferece soluções em Home Staging para agilizar a venda de um imóvel. Nos EUA e Europa, esse mercado é gigante e aqui no Brasil está começando a ganhar força.”, conta Pamela Paz, CEO da Tuim.  “Desde então, temos reunido dados bem relevantes. Dos mais de 1.000 imóveis preparados por nós com essa ferramenta de marketing imobiliário, 80% foram vendidos em um período médio de até 75 dias”– continua.
A Tuim entrega a solução completa também para o proprietário: desde a escolha do mobiliário e itens de decoração até a parte operacional que envolve a entrega, montagem e produção. “Os contratos para home staging  são de dois a quatro meses e começam em R$ 1,9 mil por mês. Assim que o imóvel é vendido, as peças são retiradas pela Tuim.” finaliza Livia Gimenes, Especialista de Negócios e Home Staging do grupo.

Tecnologia ainda não é capaz de substituir a real experiência humana 

De acordo com Giuliano Milano, CEO da VGV SA, “apesar de todas as soluções tecnológicas já existentes no mercado de lançamentos imobiliários que visam transformar a imaginação dos clientes em realidade, posso dizer com segurança que nenhuma delas substitui por completo a experiência que é entrar e circular em seu futuro imóvel como a experiência proporcionada pelo decorado. Para o incorporador, pensar em um decorado vai muito além do aspecto visual; um decorado estrategicamente pensado explora os 5 sentidos na experiência do potencial cliente. Desde o perfume que se sente ao entrar no ambiente até a textura dos móveis, pinturas e pedras. De uma decoração que brilha os olhos até uma música tranquila que preenche o ambiente passando por eventos de degustação e confrarias promovidas para uma experiência mais real.” .

Material inspirado na matéria do Edvaldo Correa no portal Massa News (https://massanews.com/colunistas/edvaldo-correa/incorporadoras-curitibanas/). 

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