Bangu: um bairro com contrastes no Rio de Janeiro

Bangu é um bairro populoso e extenso da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Possui uma divisão socioeconômica bem acentuada, com áreas de classe média e alta, mas também com vastos bolsões de pobreza.

Shopping Bangu, antiga Fábrica de Tecidos Bangu
Shopping Bangu, antiga Fábrica de Tecidos Bangu

De acordo com o IBGE, em 2000, Bangu possuía 244.518 habitantes distribuídos em uma área de 4.570,69 ha, tendo como vizinhos os bairros Campo Grande, Senador Camará, Santíssimo, Padre Miguel e Realengo. Em 2004, a região onde se localizam o Complexo Penitenciário de Gericinó, o Lixão de Bangu e a Serra de Gericinó foi desmembrada de Bangu e se tornou o bairro de Gericinó.

História

A história de Bangu remonta a 1673, quando Manuel de Barcelos Domingues construiu uma capela particular em sua Fazenda Bangu, que até então era parte da Freguesia de Campo Grande. Em 1740, João Manoel de Melo recebeu por sesmaria a Fazenda do Bangu, que mais tarde passou pelas mãos de outros proprietários, como Anna Francisca de Castro Morais e Miranda e Manoel Miguel Martins, o Barão de Itacurussá. Posteriormente, a Companhia Progresso Industrial do Brasil adquiriu a propriedade e fundou, em 6 de fevereiro de 1889, a Fábrica de Tecidos Bangu.

A ferrovia foi essencial para o desenvolvimento de Bangu, já que permitiu o transporte de produtos e pessoas até a região, que até então era isolada do centro urbano da cidade. O Ramal Ferroviário de Santa Cruz foi inaugurado em 2 de dezembro de 1878, sendo suas primeiras estações, nesta ordem, Deodoro, Realengo e a Estação Bangu (1890). Com a inauguração da ferrovia, a ocupação foi se intensificando e núcleos urbanos foram surgindo em torno dela, trazendo também o estabelecimento de empreendimentos que tiveram atuação decisiva no processo de ocupação, expansão e desenvolvimento da região.

Um importante marco do bairro é a Fábrica Bangu, que hoje abriga as instalações do Bangu Shopping, inaugurado em 2007. Apesar dos contrastes sociais e econômicos, Bangu possui uma história rica e uma identidade cultural forte, sendo um importante ponto turístico do Rio de Janeiro.

Moradores Ilustres

Bangu é conhecido por suas altas temperaturas, que no verão podem ultrapassar os 40°C. Porém, além do calor, o local também é famoso por seus ilustres moradores.

Entre os nomes que se destacam está o jogador de futebol Garrincha, apelidado de “anjo das pernas tortas”, assim como Domingos da Guia, Ademir da Guia e Vagner Love. Além disso, o bairro também é lar do cantor Wander Pires e do escritor José Mauro de Vasconcelos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *