Ingleses do Rio Vermelho é um bairro localizado no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. É um dos bairros balneários com a maior infraestrutura urbana da região, com uma área de 20,47 km², que abrange desde a Praia do Santinho até a localidade mais afastada da orla, chamada de Sítio do Capivari.
Conheça o bairro
Dentre todos os balneários de Florianópolis, Ingleses é o que possui a maior população residente, superior a 35 mil habitantes fixos. Durante os meses de férias e veraneio, esse número chega a dobrar.
O acesso de carro ao bairro pode ser feito por duas vias, pela SC-401 e pela SC-403 ou pela Rodovia João Gualberto Soares, através do Rio Vermelho. Dos terminais integrados de ônibus da capital, partem várias linhas, como as 261, 263 e 264, vindas do Terminal Integrado de Canasvieiras (TiCan). Já a linha D264 vem direto do Terminal Integrado do Centro (TiCen). Há também as linhas especiais 1121 e 1127, com carros com ar-condicionado.
O comércio de Ingleses é bastante desenvolvido e variado, com opções que vão de hipermercados a filiais de grandes redes de magazines. Ao longo da porção final da SC-403, próximo à praia, existem centros comerciais, mercados, farmácias, padarias, agências bancárias e posto de gasolina.
A região é muito popular entre turistas, reunindo diversas nacionalidades e culturas durante o verão. Ingleses possui uma boa oferta de lazer, com operadoras de passeios turísticos. É neste bairro que está localizada a Praia do Santinho, onde fica o multi-premiado e mais completo complexo turístico da região, o Costão do Santinho Resort.
História do bairro Ingleses do Rio Vermelho
A história do bairro Ingleses do Rio Vermelho é incerta, mas existem várias versões. Uma delas atribui o nome ao suposto naufrágio de um navio inglês no século XVIII. Outros acreditam que a tripulação desse navio tinha algum grau de parentesco com a rainha Ana da Inglaterra. Há também a versão de que o nome refere-se à companhia inglesa de exploração de óleo de baleia que existia na localidade. Sabe-se que “Rio Vermelho” é uma referência direta ao fato da região do bairro Ingleses ter pertencido à freguesia de São João Batista do Rio Vermelho por muito tempo.
Os registros mais antigos a respeito do bairro datam do século XVI, quando Álvar Núñez Cabeza de Vaca, famoso conquistador espanhol, passou pela Ilha de Santa Catarina e estabeleceu contato com os índios carijós. A presença do grupo se estenderia pelos três séculos seguintes. Os carijós agrupavam-se em pequenas tribos, eram amistosos e viviam da pesca e da agricultura.